Home>Insights do mercado>Hoje na Economia
Hoje na Economia
Aqui você encontra nosso boletim de hoje, 12 de dezembro. Nele, você confere informações sobre o mercado financeiro nacional e internacional feito pelos nossos economistas. Aproveite!
Cenário Internacional
O Banco Central da Suíça (SN) surpreendeu o mercado e cortou os juros básicos em 50 pb, para 0,50% a.a., indicando que cortes adicionais podem ser feitos.
Hoje o destaque da agenda é a reunião do Banco Central Europeu (ECB). A expectativa é corte de 25 pb na taxa de depósito, para 3,00%. As projeções do ECB de PIB e inflação devem ser revistas para baixo e o mercado deve aguardar a entrevista coletiva da presidente do ECB, Christine Lagarde, para ver se o banco central ficou mais dovish ou não.
Também serão divulgados dados dos EUA hoje. A inflação ao produtor deve desacelerar em relação à medição anterior, com variação de 0,2% M/M no núcleo, contra 0,3% M/M de outubro. Os pedidos semanais de seguro desemprego também devem ser divulgados.
Cenário Brasil
No Brasil, o COPOM elevou a taxa de juros em 100 pb ontem, prometendo que deve elevar nesse mesmo ritmo nas próximas duas reuniões. A deterioração do cenário, com concretização de riscos fiscais, piora de expectativas de inflação e de inflação corrente, aumento da atividade e do hiato do produto, fizeram com que o BC tomasse essa decisão. Com essa sinalização do COPOM, acreditamos que a taxa de juros deva subir até 15% na metade do ano que vem.
Hoje foi divulgado o dado de vendas no varejo, referente a outubro. O dado veio acima do esperado, com o varejo restrito subindo 0,4% M/M contra expectativa de -0,2% M/M e o varejo ampliado subindo 0,9% M/M contra expectativa de 0,1% M/M. Junto com o dado de serviços divulgado ontem, a perspectiva de crescimento do PIB parece ainda bastante robusta para o 4º trimestre.